Sobre os convidadosAbout the invited specialistsSobre los invitados

Jorge la Ferla

Professor, curador e videoartista. Chefe de cátedra na Universidade de Buenos Aires e professor titular da Universidade del Cine. Realizador de vídeo, TV e multimidia. Foi professor convidado de pós-graduação em instituições e universidades na Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, França, Israel, Itália, México, Peru, Paraguai, Suíça, Uruguai e Estados Unidos. Curador de cinema, vídeo e novas mídias, tem livros publicados no Brasil, Argentina e Colômbia e artigos em diversas publicações da América e Europa.

Eduardo Nunes

Professor, diretor e roteirista. Estudou na Escola de Cinema da UFF e trabalhou em diversos filmes como assistente de direção, produtor e montador. Em 1994 dirigiu seu primeiro curta: Sopro (co-dirigido por Flávio Zettel). Seguiram outros quatro curtas: Terral (1995), A infância da mulher barbada (1996), Tropel (2000) e Reminiscência (2001). Juntos estes filmes ganharam mais de 40 prêmios e foram exibidos em importantes festivais, como Rotterdam, Berlin, Clermont-Ferrand, Havana, Biarritz, Brasília, Gramado etc. Em 2012 produziu o longa-metragem Sudoeste, exibido em 27 países e vencedor de 22 prêmios internacionais (incluindo dois FIPRESCI e o prêmio ANDREI TARKOVSKI). Nunes também trabalha como diretor de documentários para a TV desde 1998.

Denílson Lopes

Professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do CNPq e autor de  No Coração do Mundo: Paisagens Transculturais (Rio de Janeiro, Rocco, 2012), A delicadeza: estética, experiência e paisagens (Brasília, EdUnB, 2007), O homem que amava rapazes e outros ensaios (Rio de Janeiro, Aeroplano, 2002) e Nós os mortos: melancolia e neo-barroco (Rio de Janeiro, 7Letras, 1999), organizador, ao lado de Andréa França, de Cinema, globalização e interculturalidade (Chapecó, Argos, 2010) e organizador de O cinema dos anos 90 (Chapecó, Argos, 2005).

Albertina Carri

Albertina Carri é uma das figuras que concretizou o conceito de Novo Cinema Argentino. Caracteriza-se por sua versatilidade e constante pesquisa em diferentes gêneros. Já explorou tanto o gênero noire quanto a estética documental – e seu limite com a ficção -, o melodrama pornográfico e o drama familiar. Diretora, produtora e roterista, nasceu em Buenos Aires em 1973, onde vive e trabalha atualmente. Realizou sua primeira obra-prima aos 24 anos, “No quiero volver a casa”. Seu segundo longa, “Los Rubios”, o estacou como uma das melhores diretoras de sua geração. Esse filme desafiou os discursos dominantes sobre a ditatura mais sangrenta da história do pais e da figura dos desaparecidos, marcou a forma de registo de memória e suas representações. “Géminis”, seu terceiro longa, revela os discursos hipócritas sobre amor e sexualidade das classes altas argentinas.”La Rabia”, seu último longametragem, é um olhar original sobre a violência que domina a paisagem bucólica dos pampas argentinos. Em 2010, fundou junto com a esposa, a jornalista Marta Dillon, Torta La Productora. Com essa produtora realizou as séries de tv Visibles, 23 Pares e La Bella Terea. Atualmente está desenvolvendo diversos formatos televisivos, um tríptico com Found Footage, uam vídeo-instalação e o roteiro do seu quinto longa: La Manzana Podrida.

Rachel Rosalen e Rafael Marchetti

Rachel Rosalen é mestre em Multimeios (UNICAMP) e Rafael Marchetti é formado pela Escuela Nacional de Bellas Artes Manuel Belgrano (Argentina). Em 2007 Marchetti e Rosalen iniciam sua colaboração. Combinando desenho de espaços e o entorno de net-art, juntos desenvolvem instalações interativas e espaços híbridos. Além de exposições e participações em renomadas instituições culturais como lArs E lectronica (Linz), Biena de Sevilha, ZKM (Karlsruhe), Centre Pompidou (Paris), Plugin (Basel), Museu de Arte de Yokohama (Japão), Museu de Arte Contemporânea (Basel), 4ª Bienal de Vídeo Arte de Tel Aviv (Israel), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), Image Forum (Tokyo), Videoformes (Clermont-Ferrand), Kunstraum Walcheturm (Zurich), La Filature (Mulhouse), Palazzio Nuovo (Nápoles), Paço das Artes (SP), File (São Paulo), 404 (Rosario), Viper Festival (Basel), ACM Multimedia (Singapur), Novas Geografias (México DF), Bienal da Habana, Break 2.3 (Ljubljiana), Accea (Armenia), Laboral, Espacio Fundación Telefonica, Buenos Aires, Centro Cultural Recoleta (Buenos Aires), Vídeo Guerrilha (São Paulo, Shangai e San Petersburg), Outdoor Festival (Roma), Werkraum Warteck PP (Basel), Victoria Theater (Mälmo), Whitespace Gallery (Atlanta), entre outros. Também foram contemplados por importantes prêmios como PAC Novas Mídias (2006, Secretaria do Estado da Cultura de São Pau lo), Prog:me (2005) Rio de Janeiro, File (2005) e Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, São Paulo (2003 e 2007).

Jorge la Ferla

Professor, curator and video artist. Chief of Professorship at Buenos Aires University and professor at Universidade del Cine. Video, TV and multimidea maker. He was guest professor of graduate at institutions and universities in Germany, Brazil, Canada, Uruguay and United States. Also curator of cinema, video and new medias, wrote books published in Brazil, Argentina and Colombia, with articles published in several vehicles in America and Europe.

Eduardo Nunes

Professor, film director and screenplay writer. He studied at Cinema School of UFF and worked in several movies as directing assistant, producer and film editor. In 1994, he directed his first short-movie, Sopro (co-directed by Flávio Zettel), followed by four other short-movies, Terral (1995), A Infância da Mulher Barbada (1996), Tropel (2000) and Reminiscência (2001). These five movies, together, were granted more than 40 awards and were screened in major festivals, such as Rotterdam, Berlin, Clermont-Ferrand, Havana, Biarritz, Brasília and Gramado. In 2012, he produced Sudoeste, screened in 27 countries and winner of 22 international awards (included 2 FIPRESCI and the ANDREI TARKOVSKI award). Nunes also works directing documentaries for TV since 1998.

Denílson Lopes

Professor at School of Communication in UFRJ, CNPq researcher and autor of  No Coração do Mundo: Paisagens Transculturais (Rio de Janeiro, Rocco, 2012), A delicadeza: estética, experiência e paisagens (Brasília, EdUnB, 2007), O homem que amava rapazes e outros ensaios (Rio de Janeiro, Aeroplano, 2002) and Nós os mortos: melancolia e neo-barroco (Rio de Janeiro, 7Letras, 1999), co-editor with Andréa França of Cinema, globalização e interculturalidade (Chapecó, Argos, 2010) and editor of O cinema dos anos 90 (Chapecó, Argos, 2005).

Albertina Carri

Albertina Carri is one of the figures laying the groundwork for the concept of New Argentine Film. Characteristic are versatility and the constant research into different genres. She has explored both film noire, and documentary, bordering on fiction, pornographic melodrama and family drama. Director and scriptwriter, she was born in Buenos Aires in 1973, where she presently lives and Works. She shot her masterpiece at 24, No quiero volver a casa. Her second feature, Los Rubios, placed her among the best directors of her generation. This work challenged the dominant discourse on the bloodiest dictatorship in the history of Argentina and the figure of the disappeared, marking a breaking point in the manner of the shooting, narrating and reflacting on memory and its representations. Géminis, her third feature,  reveals the hypocrite discourses about love and sexuality that exists among the higher social classes in Argentina. Albertina Carri has just finished her feature La Rabia, an unique gaze directed at the violence hidden in the pastoral landscape of the Argentine Pampas. In the year of 2010, Carri funded along with his wife, the journalist Marta Dillon, Torta La Productora. With this company they have produced a number of tv-series.

Rachel Rosalen and Rafael Marchetti

Rachel Rosalen is master in Multimeios (UNICAMP) and Rafael Marchetti is graduated at Escuela Nacional de Bellas Artes Manuel Belgrano (Argentina). In 2007 Marchetti e Rosalen stated a colaboration. Combining space drawings and the rounds of net-art, together they developed interactive instalations and hybrid spaces. They contributed with expositions and participations at renowned cultural institutions as lArs E lectronica (Linz), Biena de Sevilla, ZKM (Karlsruhe), Centre Pompidou (Paris), Plugin (Basel), Art Museum of Yokohama (Japan), Museum of Contemporary Art (Basel), 4ª Bienal of Vídeo Art of Tel Aviv (Israel), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), Image Forum (Tokyo), Videoformes (Clermont-Ferrand), Kunstraum Walcheturm (Zurich), La Filature (Mulhouse), Palazzio Nuovo (Nápoles), Paço das Artes (SP), File (São Paulo), 404 (Rosario), Viper Festival (Basel), ACM Multimedia (Singapur), Novas Geografias (México DF), Bienal da Habana, Break 2.3 (Ljubljiana), Accea (Armenia), Laboral, Espacio Fundación Telefonica, Buenos Aires, Centro Cultural Recoleta (Buenos Aires), Vídeo Guerrilha (São Paulo, Shangai e San Petersburg), Outdoor Festival (Roma), Werkraum Warteck PP (Basel), Victoria Theater (Mälmo), Whitespace Gallery (Atlanta), and others. They were also contempleted with important awards as PAC Novas Mídias (2006, Secretary of State and Culture of São Paulo), Progme (2005) Rio de Janeiro, File (2005) and Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, São Paulo (2003 and 2007).

Jorge la Ferla

Profesor, curador y video artista. Jefe de cátedra en la Universidad de Buenos Aires y profesor titular de la Universidad del Cine. Realizador de vídeo, TELE y multimedia. Fue  profesor invitado de posgrado en instituciones y universidades de Alemania, Brasil, Canadá, Chile, Colombia, Costa Rica, España, Francia, Israel, Italia, México, Perú, Paraguay, Suiza, Uruguay y Estados Unidos. Curador de cine, vídeo y nuevas medias, tiene libros publicados en Brasil, Argentina y Colombia y artículos en diversas publicaciones de América y Europa

Eduardo Nunes

Profesor, director y guionista. Estudió en la Escuela de Cine de la UFF y trabajó en diversas películas como asistente de dirección, productor y montador. En 1994 dirigió su primero corta: Sopro (codirigido por Flávio Zettel). Siguieron otros cuatro cortas: Terral (1995), A infância da mulher barbada (1996), Tropel (2000) y Reminiscência (2001). Juntos estas películas ganaron más de 40 premios y fueron exhibidos en importantes festivales, como Rotterdam, Berlin, Clermont-Ferrand, Havana, Biarritz, Brasília, Gramado. En 2012 produjo lo larga-metragem Sudoeste, exhibido en 27 países y vencedor de 22 premios internacionales (incluyendo dos FIPRESCI y el premio ANDREI TARKOVSKI). Nunes también trabaja como director de documentales para la TELE desde 1998.

Denílson Lopes

Profesor de la Escuela de Comunicación de la Universidad Federal de Río de Janeiro, investigador del CNPq y autor de No Coração do Mundo: Paisagens Transculturais (Rio de Janeiro, Rocco, 2012), A delicadeza: estética, experiência e paisagens (Brasília, EdUnB, 2007), O homem que amava rapazes e outros ensaios (Rio de Janeiro, Aeroplano, 2002) e Nós os mortos: melancolia e neo-barroco (Rio de Janeiro, 7Letras, 1999), organizador, al lado de Andréa França, de Cinema, globalização e interculturalidade (Chapecó, Argos, 2010) e organizador de O cinema dos anos 90 (Chapecó, Argos, 2005).

Albertina Carri

Albertina Carri es una de las figuras que cimentó el concepto de Nuevo Cine Argentino. Se caracteriza por su versatilidad y constante investigación en distintos géneros. Ha explorado tanto el policial negro como el documental – en su límite con la ficción –, el melodrama pornográfico o el drama familiar. Directora, productora y guionista, nació en Buenos Aires en 1973, donde actualmente vive y trabaja. Realizó su opera prima a los 24 años, No quiero volver a casa. Su segundo largometraje, Los Rubios, lo destacó entre las mejores directores de su generación. Esta obra que desafió los discursos dominantes sobre la dictadura más sangrienta de la historia argentina y la figura de los desaparecidos, marcó un antes de y un después en el modo de filmar y reflexionar sobre la memoria y sus representaciones. Géminis, su tercer largometraje, revela los discursos hipócritas sobre amor y sexualidad que sostienen las clases altas argentinas. La Rabia, su último largometraje hasta la fecha, es una mirada original sobre la violencia que encubre el bucólico paisaje de la pampa argentina. En el año 2010 Carri fundó, junto a su esposa, la periodista Marta Dillon, Torta La Productora. Con dicha productora realizó las series televisivas Visibles, 23 Pares y La Bella Tarea. Actualmente se encuentra desarrollando diversos formatos televisivos, un tríptico en Found Footage, una video-instalación y el guión de su quinto largometraje: La Manzana Podrida.

Rachel Rosalen y Rafael Marchetti

Rachel Rosalen es maestro en Multimedios (UNICAMP) y Rafael Marchetti es formado por la Escuela Nacional de Bellas Artes Manuel Belgrano (Argentina). En 2007 Marchetti y Rosalen inician su colaboración. Combinando dibujo de espacios y el entorno de net-art, juntos desarrollan instalaciones interactivas y espacios híbridos. Además de exposiciones y participaciones en renombradas instituciones culturales como Ars Y lectronica (Linz), Bienal de Sevilha, ZKM (Karlsruhe), Centre Pompidou (París), Plugin (Basel), Museo de Arte de Yokohama (Japón), Museo de Arte Contemporáneo (Basel), 4ª Bienal de Vídeo Arte de Tel Aviv (Israel), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), Image Forum (Tokyo), Videoformes (Clermont-Ferrand), Kunstraum Walcheturm (Zurich), La Filature (Mulhouse), Palazzio Nuovo (Nápoles), Paço das Artes (SP), File (São Paulo), 404 (Rosario), Viper Festival (Basel), ACM Multimedia (Singapur), Nuevas Geografías (México DF), Bienal da Habana, Break 2.3 (Ljubljiana), Accea (Armenia), Laboral, Espacio Fundación Telefonica, Buenos Aires, Centro Cultural Recoleta (Buenos Aires), Vídeo Guerrilha (São Paulo, Shangai e San Petersburg), Outdoor Festival (Roma), Werkraum Warteck PP (Basel), Victoria Teatro (Mälmo), Whitespace Gallery (Atlanta), entre outros. Também foram contemplados por importantes prêmios como PAC Novas Mídias (2006, Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo), Progme (2005) Rio de Janeiro, File (2005) e Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, São Paulo (2003 e 2007).