Programação dos trabalhos Conference programPonencias aprobadas

09/08/2013 12:29


[Quarta-feira, dia 04 de setembro] 

SALA HASSIS
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE
PRÉDIO B – TÉRREO

09:00 – 10:30

  • Victoria Vannini Schotten (UFSC) – A construção da subjetividade dos viajantes: um estudo sobre road movies brasileiros
  • Laura Bueno Pimentel (UFSC) – Horror | Terror: panorama do gênero na ficção cinematográfica brasileira
  • Vanessa Sandre (UFSC) – Os desenhos animados vão à guerra: A série Snafu e a propaganda estadunidense

10:45 – 12:15

  • Clélia Mello (UFSC) – O audiovisual em cena: das imagens em movimento ao movimento das imagens
  • Emiliano Fischer Cunha (PUC/RS) – Cinema de fluxo no Brasil: impressões acerca da produção recente
  • Livia Flores (UFRJ) – Cinema exposto à luz: modos de fazer

14:00 – 15:30

  • Gregorio Galvão de Albuquerque (EPSJV/Fiocruz) – A potencialidade pedagógica do cinema: formação de subjetividades criativas e críticas na atualidade
  • Neli Fabiane Mombelli (UFSM) / Cássio dos Santos Tomaim – UFSM – Políticas públicas em prol do audiovisual: questões de sobrevivência para as organizações comunitárias
  • Marcio Zanetti Negrini (PUC/RS) – Reflexões sobre política cultural e a produção cinematográfica no estado do Rio Grande do Sul

15:45 – 17:15

  • Vanessa A. D. Valiati (PUC/RS) / Roberto Tietzmann (PUC/RS) – Crowdfunding, colaboração e as novas perspectivas da produção audiovisual
  • Karine dos Santos Ruy (PUC/RS) – Arranjos produtivos do cinema brasileiro de baixíssimo orçamento
  • Cristiane Pimentel Neder (UNISUL) – A distribuição de filmes na Internet e sua comercialização

SALA DRUMMOND
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE
PRÉDIO B – TÉRREO
  

09:00 – 10:30

  • André Arieta (Unochapecó) – Unwelt
  • Pamela Zacharias Sanches Oda (UNICAMP) – Personagens da imagem-tempo: sem busca e perdidos
  • Julia Scamparini (UFF) – Uma poética do eu

10:40 – 12:30

  • Melissa Rubio dos Santos (UFRGS) – A narrativa do(s) silêncio(s): Pietá, Casa Vazia (Bin Jip), Bad Guy (Nappeun Namja) e Birdcage inn (Paran daemun) de Kim Ki Duk
  • Osmar Gonçalves (UFC) – Entre viver e criar: as epifanias do cotidiano em Leonardo Moura Mateus
  • Sílvia Barbalho Brito (UFRN) – O cinema menor de Glauber Rocha
  • Alexandre Curtiss Alvarenga – UFES – O cinema de Alexander Kluge

14:00 – 15:30

  • Julieta  Keldjian (Universidad Católica del Uruguay) – El cine doméstico en la era de la imagen digital: propuestas para el estudio de la colección Inéditos
  • Rosemeire da Silva marques; Juliana Abonizio (UFMT) – Polaroides urbanas: uma forma de pensar o cotidiano
  • Rita de Cássia Alves de Souza (UTP) – A subalternidade impingida e a r(existência) dos serviçais no filme O som ao redor de Kleber Mendonça Filho: reflexões sobre a poética da cotidianidade no cinema brasileiro contemporâneo

15:45 – 17:15

  • Aglair Bernardo (UFSC) – Contaminações imagéticas: uma breve análise dos vídeos virais
  • Alexandre Linck (UFSC) – Tarkovski no Youtube: a imagem e a montagem centrípeta
  • Carmen Gil Vrolijk (Universidad de los Andes) – Pantallas mutantes y multiformes (from totem to locket screens)

[Quinta-feira, dia 05 de setembro]

SALA HASSIS
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE
PRÉDIO B – TÉRREO
  

09:00 – 10:30

  • Marina Mapurunga de Miranda Ferreira (UFF) A construção sonora do curta-metragem “Quarta-feira de cinzas” de Cao Guimarães
  • Raquel Holanda (FAVIP) – Sentidos e subjetividades através do som no cinema
  • Mauricio Gomes da Silva Fonteles (UnB) – Uma Nova Atmos-fera Sonora

10:45 – 12:15

  • José Cláudio Siqueira Castanheira (UFSC) – Cinema enquanto máquina, cinema enquanto organismo: entropia e organização em “A Boy and His Atom”
  • Ana Erthal (UERJ) – Sensorialidades: novos códigos comunicacionais para os cinemas
  • Gilka Padilha de Vargas – PUC/RS – Do cinematógrafo ao cinema digital: arte e tecnologia

14:00 – 15:30

  • Adriana A. Silva (UNICAMP) – Estética e poéticas do cinema latino-americano: atrás dos rastros da memória, infância e rememoração
  • Flávia Neves (UFF) – Imagens fronteiriças da América Latina
  • Florencia Varela Gadea (Universidad Católica del Uruguay) – Cine autorreferencial en latinoamérica: la convergencia de las estéticas cinematográfica y videográfica

15:45 – 17:15

  • Zaira Zarza (Queen’s University) – Cuban diasporic cinema: the non-national condition
  • Lenuta Gilkin (SUNY Oswego) – Romanian Cinema: From Local to Global
  • Alex Vailati (UFSC) – New arenas for small media: Towards an ethnological exploration of family cinema

SALA DRUMMOND
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE
PRÉDIO B – TÉRREO
  

09:00 – 10:30

  • Karine Joulie (UFSC) – Filme pra quem? Preservação e memória do cinema catarinense
  • Bruna Facchinello (UFPEL) – Mercado distribuidor – As modificações da indústria cinematográfica através de experiências atuais
  • Adriana de Lima Sampaio (UFSC) / Sofia Arrias Bittencourt (UFSC) / Rodrigo Almeida Bastos (UFSC) – Inventário e memória: cinemas de rua em Florianópolis

10:45 – 12:15

  • Rosângela Fachel de Medeiros (UFRGS) – O grande pequeno cinema uruguaio contemporâneo
  • Rafael Carvalho (UFBA) – O som ao redor do mundo: uma recepção crítica
  • Patricia de Oliveira Iuva (UFRGS) – Os Movie Brats e autoria na nova Hollywood

14:00 – 15:30

  • Annádia Leite Brito (UFC) – Pontos de corte – formação de circuito cineclubista criativo
  • Caio Azevêdo Monte (UFPE) / Cristina Teixeira Vieira de Melo (UFPE) / Vinícius Andrade de Oliveira (UFPE) – O lugar da produção de terceiro setor na cadeia produtiva do audiovisual.
  • Carla Daniela Rabelo Rodrigues (USP) – Núcleos de produção digital – o audiovisual descentralizado

15:45 – 17:15

  • Fernanda Farias Friedrich (FURB) – Brasil na tela: o aumento da veiculação da produção cinematográfica e a recepção dos telespectadores brasileiros
  • Marília Régio (PUC/RS) – A circulação do longa-metragem nacional no mercado de salas, em 2010: um breve panorama
  • Érica de Abreu Gonçalves (Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines) – Sala de cinema, economia da cultura e desenvolvimento

[Sexta-feira, dia 06 de setembro]

SALA HASSIS
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE
PRÉDIO B – TÉRREO  

09:00 – 10:30

  • Mônica Brincalepe Campo (UFU) – Albertina Carri e Trinh T Minh-Há: diálogos de gênero e documentário no terceiro cinema
  • Ana Paula Johann (UTP) – A invenção no documentário contemporâneo
  • Luiz Philipe Fassarella Pereira (UFBA) – A observação como estratégia de construção no documentário poético Nada con Nadie

10:45 – 12:15

  • Rejane Arruda (USP) – O Cinema Autoral de Cristiano Burlan
  • Carlos Manuel Hoyos (Fundación Sub/Liminal) / Andrés Jurado (Fundación Sub/Liminal) / Jorge Ruiz González (Asociación de Vecinos del Barrio Getsemaní) – Getcinema: Dispositivos móviles de proyección. Operaciones de resistencia y memoria crítica.
  • Edén Bastida Kullick (UBA-CONICET) – Video-Intervenciones callejeras en la ciudad de Buenos Aires  de 2007 a 2010

14:00 – 15:30

  • Francieli Rebelatto (UNILA) – Fórum Entre Fronteiras: uma experiência de co-produção audiovisual no Mercosul
  • Marcos Severino de Borba (UFSM) – Sem fronteiras para o audiovisual: uma análise da produção do fórum entre fronteiras
  • Lisabete Coradini (NAVIS/PPGAS/UFRN) – Os novos movimentos do cinema africano contemporâneo

15:45 – 17:15

  • Irene Depetris (UBA-CONICET) – Falso documental y lógica espacial en Balnearios de Mariano Llinás
  • Joana Passos (Universidade do Minho) – A estética do documentário na construção da ficção contemporânea
  • Cristina Teixeira Vieira de Melo (UFPE) / Caio Azevêdo Monte (UFPE) / Vinícius Andrade de Oliveira (UFPE) – A des-domesticação do olhar no documentário domésticas

SALA DRUMMOND
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE
PRÉDIO B – TÉRREO
  

09:00 – 10:30

  • Marcio Markendorf (UFSC) – A viagem como demanda da identidade em road movies brasileiros
  • Rita de Cassia Miranda Diogo (UERJ) – Quebranto: uma estética do deslocamento
  • Cristiane Delfina Santos Duarte (UNICAMP) – A mulher original: produção de sentidos no discurso da arqueóloga Niède Guidon

10:45 – 12:15

  • Carolina Urritia (Universidad de Chile) – Entre Cristián Sánchez y Pablo Larraín: Ficción y política en el cine chileno
  • Flavio Rogério Rocha (UFSCAR) – O Super 8 e o Desbunde: a alegorização da sexualidade política na Mostra Marginália 70
  • Daniela Zanetti (UFES) – A cidade é uma só?: O lugar da periferia nas novas cinematografias

14:00 – 15:30

  • Alisson Machado (UFSM) / Cássio dos Santos Tomaim (UFSM) – A mise-en-scène do outro: a perspectiva do encontro na construção da alteridade no filme documentário
  • Cristiane Wosniak (UTP/FAP/UFPR) – O cinema, a dança e o documentário poético contemporâneo: fronteiras esgarçadas e dialógicas
  • Gabriela Ramos de Almeida (UFRGS) – Dispositivos de criação ensaística no documentário brasileiro contemporâneo

15:45 – 17:15

  • Jamer Guterres de Mello (UFRGS) – Sob o risco da apropriação: o confronto entre o dizível e o visível nas obras de Harun Farocki e Péter Forgács
  • Daniel Monteiro do Nascimento (UFPE) – Entre-lugares do desejo: a poética de Gus Van Sant
  • Maria Augusta Villalba Nunes (UFSC) – Fragmento de imagem, a imagem que resta

[Wednesday, September 4th] 

SALA HASSIS

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE

PRÉDIO B – TÉRREO

09:00 – 10:30 A.M.

  • Victoria Vannini Schotten (UFSC) – A construção da subjetividade dos viajantes: um estudo sobre road movies brasileiros
  • Laura Bueno Pimentel (UFSC) – Horror | Terror: panorama do gênero na ficção cinematográfica brasileira
  • Vanessa Sandre (UFSC) – Os desenhos animados vão à guerra: A série Snafu e a propaganda estadunidense

10:45 – 12:15 A.M.

  • Clélia Mello (UFSC) – O audiovisual em cena: das imagens em movimento ao movimento das imagens
  • Emiliano Fischer Cunha (PUC/RS) – Cinema de fluxo no Brasil: impressões acerca da produção recente
  • Livia Flores (UFRJ) – Cinema exposto à luz: modos de fazer

02:00 – 03:30 P.M.

  • Gregorio Galvão de Albuquerque (EPSJV/Fiocruz) – A potencialidade pedagógica do cinema: formação de subjetividades criativas e críticas na atualidade
  • Neli Fabiane Mombelli (UFSM) / Cássio dos Santos Tomaim – UFSM – Políticas públicas em prol do audiovisual: questões de sobrevivência para as organizações comunitárias
  • Marcio Zanetti Negrini (PUC/RS) – Reflexões sobre política cultural e a produção cinematográfica no estado do Rio Grande do Sul

03:45 – 05:15 P.M.

  • Vanessa A. D. Valiati (PUC/RS) / Roberto Tietzmann (PUC/RS) – Crowdfunding, colaboração e as novas perspectivas da produção audiovisual
  • Karine dos Santos Ruy (PUC/RS) – Arranjos produtivos do cinema brasileiro de baixíssimo orçamento
  • Cristiane Pimentel Neder (UNISUL) – A distribuição de filmes na Internet e sua comercialização

SALA DRUMMOND

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE

PRÉDIO B – TÉRREO

09:00 – 10:30 A.M.

  • André Arieta (Unochapecó) – Unwelt
  • Pamela Zacharias Sanches Oda (UNICAMP) – Personagens da imagem-tempo: sem busca e perdidos
  • Julia Scamparini (UFF) – Uma poética do eu

10:40 – 12:30 A.M.

  • Melissa Rubio dos Santos (UFRGS) – A narrativa do(s) silêncio(s): Pietá, Casa Vazia (Bin Jip), Bad Guy (Nappeun Namja) e Birdcage inn (Paran daemun) de Kim Ki Duk
  • Osmar Gonçalves (UFC) – Entre viver e criar: as epifanias do cotidiano em Leonardo Moura Mateus
  • Sílvia Barbalho Brito (UFRN) – O cinema menor de Glauber Rocha
  • Alexandre Curtiss Alvarenga – UFES – O cinema de Alexander Kluge

02:00 – 03:30 P.M.

  • Julieta  Keldjian (Universidad Católica del Uruguay) – El cine doméstico en la era de la imagen digital: propuestas para el estudio de la colección Inéditos
  • Rosemeire da Silva marques; Juliana Abonizio (UFMT) – Polaroides urbanas: uma forma de pensar o cotidiano
  • Rita de Cássia Alves de Souza (UTP) – A subalternidade impingida e a r(existência) dos serviçais no filme O som ao redor de Kleber Mendonça Filho: reflexões sobre a poética da cotidianidade no cinema brasileiro contemporâneo

03:45 – 05:15 P.M.

  • Aglair Bernardo (UFSC) – Contaminações imagéticas: uma breve análise dos vídeos virais
  • Alexandre Linck (UFSC) – Tarkovski no Youtube: a imagem e a montagem centrípeta
  • Carmen Gil Vrolijk (Universidad de los Andes) – Pantallas mutantes y multiformes (from totem to locket screens)

[Thursday, September 5th]

SALA HASSIS

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE

PRÉDIO B – TÉRREO

09:00 – 10:30 A.M.

  • Marina Mapurunga de Miranda Ferreira (UFF) A construção sonora do curta-metragem “Quarta-feira de cinzas” de Cao Guimarães
  • Raquel Holanda (FAVIP) – Sentidos e subjetividades através do som no cinema
  • Mauricio Gomes da Silva Fonteles (UnB) – Uma Nova Atmos-fera Sonora

10:45 – 12:15 A. M.

  • José Cláudio Siqueira Castanheira (UFSC) – Cinema enquanto máquina, cinema enquanto organismo: entropia e organização em “A Boy and His Atom”
  • Ana Erthal (UERJ) – Sensorialidades: novos códigos comunicacionais para os cinemas
  • Gilka Padilha de Vargas – PUC/RS – Do cinematógrafo ao cinema digital: arte e tecnologia

02:00 – 03:30 P.M.

  • Adriana A. Silva (UNICAMP) – Estética e poéticas do cinema latino-americano: atrás dos rastros da memória, infância e rememoração
  • Flávia Neves (UFF) – Imagens fronteiriças da América Latina
  • Florencia Varela Gadea (Universidad Católica del Uruguay) – Cine autorreferencial en latinoamérica: la convergencia de las estéticas cinematográfica y videográfica

03:45 – 05:15 P.M.

  • Zaira Zarza (Queen’s University) – Cuban diasporic cinema: the non-national condition
  • Lenuta Gilkin (SUNY Oswego) – Romanian Cinema: From Local to Global
  • Alex Vailati (UFSC) – New arenas for small media: Towards an ethnological exploration of family cinema

SALA DRUMMOND

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE

PRÉDIO B – TÉRREO

09:00 – 10:30 A.M.

  • Karine Joulie (UFSC) – Filme pra quem? Preservação e memória do cinema catarinense
  • Bruna Facchinello (UFPEL) – Mercado distribuidor – As modificações da indústria cinematográfica através de experiências atuais
  • Adriana de Lima Sampaio (UFSC) / Sofia Arrias Bittencourt (UFSC) / Rodrigo Almeida Bastos (UFSC) – Inventário e memória: cinemas de rua em Florianópolis

10:45 – 12:15 A.M.

  • Rosângela Fachel de Medeiros (UFRGS) – O grande pequeno cinema uruguaio contemporâneo
  • Rafael Carvalho (UFBA) – O som ao redor do mundo: uma recepção crítica
  • Patricia de Oliveira Iuva (UFRGS) – Os Movie Brats e autoria na nova Hollywood

02:00 – 03:30 P.M.

  • Annádia Leite Brito (UFC) – Pontos de corte – formação de circuito cineclubista criativo
  • Caio Azevêdo Monte (UFPE) / Cristina Teixeira Vieira de Melo (UFPE) / Vinícius Andrade de Oliveira (UFPE) – O lugar da produção de terceiro setor na cadeia produtiva do audiovisual.
  • Carla Daniela Rabelo Rodrigues (USP) – Núcleos de produção digital – o audiovisual descentralizado

03:45 – 05:15 P.M.

  • Fernanda Farias Friedrich (FURB) – Brasil na tela: o aumento da veiculação da produção cinematográfica e a recepção dos telespectadores brasileiros
  • Marília Régio (PUC/RS) – A circulação do longa-metragem nacional no mercado de salas, em 2010: um breve panorama
  • Érica de Abreu Gonçalves (Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines) – Sala de cinema, economia da cultura e desenvolvimento

[Friday, September 6th]

SALA HASSIS

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE

PRÉDIO B – TÉRREO  

09:00 – 10:30 A.M.

  • Mônica Brincalepe Campo (UFU) – Albertina Carri e Trinh T Minh-Há: diálogos de gênero e documentário no terceiro cinema
  • Ana Paula Johann (UTP) – A invenção no documentário contemporâneo
  • Luiz Philipe Fassarella Pereira (UFBA) – A observação como estratégia de construção no documentário poético Nada con Nadie

10:45 – 12:15 A.M.

  • Rejane Arruda (USP) – O Cinema Autoral de Cristiano Burlan
  • Carlos Manuel Hoyos (Fundación Sub/Liminal) / Andrés Jurado (Fundación Sub/Liminal) / Jorge Ruiz González (Asociación de Vecinos del Barrio Getsemaní) – Getcinema: Dispositivos móviles de proyección. Operaciones de resistencia y memoria crítica.
  • Edén Bastida Kullick (UBA-CONICET) – Video-Intervenciones callejeras en la ciudad de Buenos Aires  de 2007 a 2010

02:00 – 03:30 P.M.

  • Francieli Rebelatto (UNILA) – Fórum Entre Fronteiras: uma experiência de co-produção audiovisual no Mercosul
  • Marcos Severino de Borba (UFSM) – Sem fronteiras para o audiovisual: uma análise da produção do fórum entre fronteiras
  • Lisabete Coradini (NAVIS/PPGAS/UFRN) – Os novos movimentos do cinema africano contemporâneo

03:45 – 05:15 P.M.

  • Irene Depetris (UBA-CONICET) – Falso documental y lógica espacial en Balnearios de Mariano Llinás
  • Joana Passos (Universidade do Minho) – A estética do documentário na construção da ficção contemporânea
  • Cristina Teixeira Vieira de Melo (UFPE) / Caio Azevêdo Monte (UFPE) / Vinícius Andrade de Oliveira (UFPE) – A des-domesticação do olhar no documentário domésticas

SALA DRUMMOND

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE

PRÉDIO B – TÉRREO

09:00 – 10:30 A.M.

  • Marcio Markendorf (UFSC) – A viagem como demanda da identidade em road movies brasileiros
  • Rita de Cassia Miranda Diogo (UERJ) – Quebranto: uma estética do deslocamento
  • Cristiane Delfina Santos Duarte (UNICAMP) – A mulher original: produção de sentidos no discurso da arqueóloga Niède Guidon

10:45 – 12:15 A.M.

  • Carolina Urritia (Universidad de Chile) – Entre Cristián Sánchez y Pablo Larraín: Ficción y política en el cine chileno
  • Flavio Rogério Rocha (UFSCAR) – O Super 8 e o Desbunde: a alegorização da sexualidade política na Mostra Marginália 70
  • Daniela Zanetti (UFES) – A cidade é uma só?: O lugar da periferia nas novas cinematografias

02:00 – 03:30 P.M.

  • Alisson Machado (UFSM) / Cássio dos Santos Tomaim (UFSM) – A mise-en-scène do outro: a perspectiva do encontro na construção da alteridade no filme documentário
  • Cristiane Wosniak (UTP/FAP/UFPR) – O cinema, a dança e o documentário poético contemporâneo: fronteiras esgarçadas e dialógicas
  • Gabriela Ramos de Almeida (UFRGS) – Dispositivos de criação ensaística no documentário brasileiro contemporâneo

03:45 – 05:15 P.M.

  • Jamer Guterres de Mello (UFRGS) – Sob o risco da apropriação: o confronto entre o dizível e o visível nas obras de Harun Farocki e Péter Forgács
  • Daniel Monteiro do Nascimento (UFPE) – Entre-lugares do desejo: a poética de Gus Van Sant
  • Maria Augusta Villalba Nunes (UFSC) – Fragmento de imagem, a imagem que resta

[Miércoles, 04 de septiembre] 

SALA HASSIS

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE

PRÉDIO B – TÉRREO

09:00 – 10:30 A.M.

  • Victoria Vannini Schotten (UFSC) – A construção da subjetividade dos viajantes: um estudo sobre road movies brasileiros
  • Laura Bueno Pimentel (UFSC) – Horror | Terror: panorama do gênero na ficção cinematográfica brasileira
  • Vanessa Sandre (UFSC) – Os desenhos animados vão à guerra: A série Snafu e a propaganda estadunidense

10:45 – 12:15 A.M.

  • Clélia Mello (UFSC) – O audiovisual em cena: das imagens em movimento ao movimento das imagens
  • Emiliano Fischer Cunha (PUC/RS) – Cinema de fluxo no Brasil: impressões acerca da produção recente
  • Livia Flores (UFRJ) – Cinema exposto à luz: modos de fazer

02:00 – 03:30 P.M.

  • Gregorio Galvão de Albuquerque (EPSJV/Fiocruz) – A potencialidade pedagógica do cinema: formação de subjetividades criativas e críticas na atualidade
  • Neli Fabiane Mombelli (UFSM) / Cássio dos Santos Tomaim – UFSM – Políticas públicas em prol do audiovisual: questões de sobrevivência para as organizações comunitárias
  • Marcio Zanetti Negrini (PUC/RS) – Reflexões sobre política cultural e a produção cinematográfica no estado do Rio Grande do Sul

03:45 – 05:15 P.M.

  • Vanessa A. D. Valiati (PUC/RS) / Roberto Tietzmann (PUC/RS) – Crowdfunding, colaboração e as novas perspectivas da produção audiovisual
  • Karine dos Santos Ruy (PUC/RS) – Arranjos produtivos do cinema brasileiro de baixíssimo orçamento
  • Cristiane Pimentel Neder (UNISUL) – A distribuição de filmes na Internet e sua comercialização

SALA DRUMMOND

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE

PRÉDIO B – TÉRREO

09:00 – 10:30 A.M.

  • André Arieta (Unochapecó) – Unwelt
  • Pamela Zacharias Sanches Oda (UNICAMP) – Personagens da imagem-tempo: sem busca e perdidos
  • Julia Scamparini (UFF) – Uma poética do eu

10:40 – 12:30 A.M.

  • Melissa Rubio dos Santos (UFRGS) – A narrativa do(s) silêncio(s): Pietá, Casa Vazia (Bin Jip), Bad Guy (Nappeun Namja) e Birdcage inn (Paran daemun) de Kim Ki Duk
  • Osmar Gonçalves (UFC) – Entre viver e criar: as epifanias do cotidiano em Leonardo Moura Mateus
  • Sílvia Barbalho Brito (UFRN) – O cinema menor de Glauber Rocha
  • Alexandre Curtiss Alvarenga – UFES – O cinema de Alexander Kluge

02:00 – 03:30 P.M.

  • Julieta  Keldjian (Universidad Católica del Uruguay) – El cine doméstico en la era de la imagen digital: propuestas para el estudio de la colección Inéditos
  • Rosemeire da Silva marques; Juliana Abonizio (UFMT) – Polaroides urbanas: uma forma de pensar o cotidiano
  • Rita de Cássia Alves de Souza (UTP) – A subalternidade impingida e a r(existência) dos serviçais no filme O som ao redor de Kleber Mendonça Filho: reflexões sobre a poética da cotidianidade no cinema brasileiro contemporâneo

03:45 – 05:15 P.M.

  • Aglair Bernardo (UFSC) – Contaminações imagéticas: uma breve análise dos vídeos virais
  • Alexandre Linck (UFSC) – Tarkovski no Youtube: a imagem e a montagem centrípeta
  • Carmen Gil Vrolijk (Universidad de los Andes) – Pantallas mutantes y multiformes (from totem to locket screens)

[Jueves, 05 de septiembre]

SALA HASSIS

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE

PRÉDIO B – TÉRREO

09:00 – 10:30 A.M.

  • Marina Mapurunga de Miranda Ferreira (UFF) A construção sonora do curta-metragem “Quarta-feira de cinzas” de Cao Guimarães
  • Raquel Holanda (FAVIP) – Sentidos e subjetividades através do som no cinema
  • Mauricio Gomes da Silva Fonteles (UnB) – Uma Nova Atmos-fera Sonora

10:45 – 12:15 A. M.

  • José Cláudio Siqueira Castanheira (UFSC) – Cinema enquanto máquina, cinema enquanto organismo: entropia e organização em “A Boy and His Atom”
  • Ana Erthal (UERJ) – Sensorialidades: novos códigos comunicacionais para os cinemas
  • Gilka Padilha de Vargas – PUC/RS – Do cinematógrafo ao cinema digital: arte e tecnologia

02:00 – 03:30 P.M.

  • Adriana A. Silva (UNICAMP) – Estética e poéticas do cinema latino-americano: atrás dos rastros da memória, infância e rememoração
  • Flávia Neves (UFF) – Imagens fronteiriças da América Latina
  • Florencia Varela Gadea (Universidad Católica del Uruguay) – Cine autorreferencial en latinoamérica: la convergencia de las estéticas cinematográfica y videográfica

03:45 – 05:15 P.M.

  • Zaira Zarza (Queen’s University) – Cuban diasporic cinema: the non-national condition
  • Lenuta Gilkin (SUNY Oswego) – Romanian Cinema: From Local to Global
  • Alex Vailati (UFSC) – New arenas for small media: Towards an ethnological exploration of family cinema

SALA DRUMMOND

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE

PRÉDIO B – TÉRREO

09:00 – 10:30 A.M.

  • Karine Joulie (UFSC) – Filme pra quem? Preservação e memória do cinema catarinense
  • Bruna Facchinello (UFPEL) – Mercado distribuidor – As modificações da indústria cinematográfica através de experiências atuais
  • Adriana de Lima Sampaio (UFSC) / Sofia Arrias Bittencourt (UFSC) / Rodrigo Almeida Bastos (UFSC) – Inventário e memória: cinemas de rua em Florianópolis

10:45 – 12:15 A.M.

  • Rosângela Fachel de Medeiros (UFRGS) – O grande pequeno cinema uruguaio contemporâneo
  • Rafael Carvalho (UFBA) – O som ao redor do mundo: uma recepção crítica
  • Patricia de Oliveira Iuva (UFRGS) – Os Movie Brats e autoria na nova Hollywood

02:00 – 03:30 P.M.

  • Annádia Leite Brito (UFC) – Pontos de corte – formação de circuito cineclubista criativo
  • Caio Azevêdo Monte (UFPE) / Cristina Teixeira Vieira de Melo (UFPE) / Vinícius Andrade de Oliveira (UFPE) – O lugar da produção de terceiro setor na cadeia produtiva do audiovisual.
  • Carla Daniela Rabelo Rodrigues (USP) – Núcleos de produção digital – o audiovisual descentralizado

03:45 – 05:15 P.M.

  • Fernanda Farias Friedrich (FURB) – Brasil na tela: o aumento da veiculação da produção cinematográfica e a recepção dos telespectadores brasileiros
  • Marília Régio (PUC/RS) – A circulação do longa-metragem nacional no mercado de salas, em 2010: um breve panorama
  • Érica de Abreu Gonçalves (Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines) – Sala de cinema, economia da cultura e desenvolvimento

[Viernes, 05 de septiembre]

SALA HASSIS

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE

PRÉDIO B – TÉRREO  

09:00 – 10:30 A.M.

  • Mônica Brincalepe Campo (UFU) – Albertina Carri e Trinh T Minh-Há: diálogos de gênero e documentário no terceiro cinema
  • Ana Paula Johann (UTP) – A invenção no documentário contemporâneo
  • Luiz Philipe Fassarella Pereira (UFBA) – A observação como estratégia de construção no documentário poético Nada con Nadie

10:45 – 12:15 A.M.

  • Rejane Arruda (USP) – O Cinema Autoral de Cristiano Burlan
  • Carlos Manuel Hoyos (Fundación Sub/Liminal) / Andrés Jurado (Fundación Sub/Liminal) / Jorge Ruiz González (Asociación de Vecinos del Barrio Getsemaní) – Getcinema: Dispositivos móviles de proyección. Operaciones de resistencia y memoria crítica.
  • Edén Bastida Kullick (UBA-CONICET) – Video-Intervenciones callejeras en la ciudad de Buenos Aires  de 2007 a 2010

02:00 – 03:30 P.M.

  • Francieli Rebelatto (UNILA) – Fórum Entre Fronteiras: uma experiência de co-produção audiovisual no Mercosul
  • Marcos Severino de Borba (UFSM) – Sem fronteiras para o audiovisual: uma análise da produção do fórum entre fronteiras
  • Lisabete Coradini (NAVIS/PPGAS/UFRN) – Os novos movimentos do cinema africano contemporâneo

03:45 – 05:15 P.M.

  • Irene Depetris (UBA-CONICET) – Falso documental y lógica espacial en Balnearios de Mariano Llinás
  • Joana Passos (Universidade do Minho) – A estética do documentário na construção da ficção contemporânea
  • Cristina Teixeira Vieira de Melo (UFPE) / Caio Azevêdo Monte (UFPE) / Vinícius Andrade de Oliveira (UFPE) – A des-domesticação do olhar no documentário domésticas

SALA DRUMMOND

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE

PRÉDIO B – TÉRREO

09:00 – 10:30 A.M.

  • Marcio Markendorf (UFSC) – A viagem como demanda da identidade em road movies brasileiros
  • Rita de Cassia Miranda Diogo (UERJ) – Quebranto: uma estética do deslocamento
  • Cristiane Delfina Santos Duarte (UNICAMP) – A mulher original: produção de sentidos no discurso da arqueóloga Niède Guidon

10:45 – 12:15 A.M.

  • Carolina Urritia (Universidad de Chile) – Entre Cristián Sánchez y Pablo Larraín: Ficción y política en el cine chileno
  • Flavio Rogério Rocha (UFSCAR) – O Super 8 e o Desbunde: a alegorização da sexualidade política na Mostra Marginália 70
  • Daniela Zanetti (UFES) – A cidade é uma só?: O lugar da periferia nas novas cinematografias

02:00 – 03:30 P.M.

  • Alisson Machado (UFSM) / Cássio dos Santos Tomaim (UFSM) – A mise-en-scène do outro: a perspectiva do encontro na construção da alteridade no filme documentário
  • Cristiane Wosniak (UTP/FAP/UFPR) – O cinema, a dança e o documentário poético contemporâneo: fronteiras esgarçadas e dialógicas
  • Gabriela Ramos de Almeida (UFRGS) – Dispositivos de criação ensaística no documentário brasileiro contemporâneo

03:45 – 05:15 P.M.

  • Jamer Guterres de Mello (UFRGS) – Sob o risco da apropriação: o confronto entre o dizível e o visível nas obras de Harun Farocki e Péter Forgács
  • Daniel Monteiro do Nascimento (UFPE) – Entre-lugares do desejo: a poética de Gus Van Sant
  • Maria Augusta Villalba Nunes (UFSC) – Fragmento de imagem, a imagem que resta

Comments