ApresentaçãoIntroductionPresentación

A organização da IV Conferência Internacional Small Cinemas: Crossing Borders é uma iniciativa do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina em conjunto com o Instituto Sapientia e com os Programas de Pós-graduação em Literatura, Pós-Graduação em Design e em Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina.

A conferência teve sua terceira edição realizada recentemente, entre os dias 01 e 03 de junho de 2012, na cidade de Timisoara, Romênia, e foi organizada pelo Center for Eastern European Film and Media Studies, da West University of Timisoara. A primeira edição do evento teve lugar na University of Western Ontario, sendo promovida pelo Department of Film Studies (2010) com o subtítulo European Visions; a segunda, pela State University of New York (2011), foi intitulada Small, Smaller, Smallest.

O encontro tem como objetivo viabilizar uma discussão mais abrangente entre pesquisadores e profissionais de cinema de todo o mundo sobre produção, distribuição e recepção dos chamados “pequenos cinemas” em níveis regionais, nacionais e internacionais. O conceito de small cinemas é bastante amplo e contempla desde o estudo de pequenas cinematografias, em países distantes do circuito hegemônico de produção e exibição, até investigações sobre novas tecnologias, novos circuitos descentralizados, novas formas de produção e consumo em ambientes digitais. Documentários, filmes de ficção, minorias ou cinemas autorais são desdobramentos do tema que se enquadram perfeitamente na proposta da conferência.

A IV Conferência Internacional Small Cinemas será realizada ao longo de três dias consecutivos e estará estruturada a partir de três tipos de atividades específicas – palestras, exibição de filmes e apresentação de papers. A abertura dos trabalhos contará com a participação de dois keynote speakers, sendo um deles necessariamente um pesquisador brasileiro de renome e o outro, um renomado estudioso internacional, preferencialmente um teórico da América Latina. Durante o Small Cinemas acontecerá a exibição de dois filmes – um deles representativo da cinematografia brasileira e o outro do cinema latino-americano –, com subsequente debate entre público e realizadores. A conferência terá espaço, ao longo dos três dias, para a apresentação de papers de pesquisadores do mundo inteiro. Os trabalhos serão selecionados por avaliadores ad hoc dentre aqueles submetidos no prazo estabelecido pelo call for papers. A chamada de trabalhos será amplamente divulgada junto a entidades de pesquisadores nacionais, tais como a Compós, ABCiber e Socine ; e junto a grupos internacionais ligados às instituições organizadoras das edições anteriores da conferência.

Devido à abrangência conceitual do evento e tendo em vista a experiência das edições anteriores, a quarta edição da Conferência Small Cinemas pode promover: [1] reflexões acerca de novos fenômenos em torno dos pequenos cinemas; [2] a revisão de conceitos clássicos do cinema a fim de avaliar a pertinência e a permanência deles no atual cenário político e econômico global; [3] debates sobre os diversos âmbitos de produção, distribuição e exibição de produtos audiovisuais, bem como da natureza das políticas culturais implantadas em países distintos; [4] reflexões acerca das dinâmicas entre tecnologia e arte, tendo como cenário novas mídias e novas práticas sociais; [5] elaborar ensaios sobre cinemas autorais, com ênfase em especificidades estéticas, culturais e históricas.

Em relação às edições anteriores, o traço distintivo do IV Small Cinemas é o de aproximar-se das realidades latino-americanas, de modo a possibilitar um diálogo que historicamente sempre foi muito difícil. Em razão de incongruências políticas e culturais, os produtos das margens mantiveram-se às bordas das discussões mesmo entre os países periféricos fronteiriços. O colóquio em torno dessas questões, portanto, representa um avanço para a pesquisa e para as produções cinematográficas brasileiras e da América Latina.

Esta edição tem o mérito de dar continuidade a um encontro que tem reunido pesquisadores e realizadores de diversas partes do mundo, além de incentivar a realização das próximas edições em países fora dos eixos hegemônicos de produção artística e de conhecimento. A Conferência Small Cinemas continuará, como tem ocorrido desde sua primeira edição, a fomentar o intercâmbio entre pesquisadores de universidades de diversas partes do mundo, inserindo o Brasil e nossos pesquisadores em uma rede mundialmente reconhecida na área.

 

The IV Small Cinema International Conference: Crossing Borders was organized by the Film Couse at the Federal University of Santa Catarina with the support of the Sapientia and the postgraduate programs in Literature, Design and Graphic Expression of the University.

The Conference had its third edition recently, from June 1st to 3rd, 2012, in Timisoara, Romania, and it was organized but the Center for Eastern European Film and Media Studies, of the West University of Timisoara. The event’s first edition was at University of Western Ontario, promoted by the Department of Film Studies (2010) with the subtitle European Visions; the second one was hold by the State University of New York (2011), and entitled Small, Smaller, Smallest.

The gathering has the intention of motivating a discussion among researchers and professionals from the film industry from all around the world about the production process, distribution and reception of the so called “small cinemas”, in all levels, regional, national and international.  The concept of small cinemas is wide and involves everything from the study of small cinematography, in distant countries within the hegemonic circuit of production and exhibition, to investigations about new technologies, new decentralized circuits, new ways of production and consumption among digital environments. Documentaries, fiction films, minority and author cinemas are subthemes that fit in perfectly with the conference proposition.

The IV Small Cinema International Conference will be hold during three consecutive days and will be divided between three different activities – lectures, film exhibition and papers’ presentation. The opening of the papers’ presentation will involve the participation of two keynote speakers, one being a well-known Brazilian researcher and the other an international master, preferably a Latin American theorist. During the Small Cinemas event it will take place film exhibitions – one of them representing the Brazilian cinematography and the other the Latin – American cinematography –, followed by a debate between those present and the producers. During the 3-day-event, researchers from all around the world will be able to present their papers.  Those will be selected by ad hoc professionals, if submitted during the time established by the organization. The Call For Paper will be announced widely though national researching organization, as Compós, ABCiber e Socine ; as well as through international groups connected to the institutions that have received the event before.

Due to the conceptual range of the event and having in mind past editions, the Small Cinema Conference in its fourth edition will promote: [1] reflections about the small cinemas regarding its new advances; [2] revision of classic film concepts, evaluating if they are pertinent and their endurance among the current political and economic global scenery; [3] debates about the diverse ways of production, distribution and exhibition of audiovisual products, as well as cultural politics implemented in each country; [4] reflection about the dynamics between technology and art, having as background the new medias and new social practices; [5] essays elaboration about author cinema, focusing in the aesthetic, cultural and historical specifications.

Regarding past editions, a distinctive mark of this fourth edition is the effort of establishing a deeper connection to Latin-American realities, with the purpose of enabling a dialogue which history proves to be very difficult. Due to political and cultural divergence, the products of the minority kept themselves out of the guidelines even among the countries involved. The proposition of bringing the subject to the discussion represents a breakthrough for the research e for the cinematographic production in Brazil and Latin America.

This edition will continue to promote the gathering of researchers and producers from all around the world. Other than that, it will encourage the organization of the next editions in countries outside the mainstream production of knowledge and artistic elements. The Small Cinema Conference will continue, as it has since the start, to promote the exchange of information between researchers of all around the world, inserting Brazil and our researchers in a network internationally recognized.

La organización de la IV Conferencia Internacional Small Cines: Crossing Borders es una iniciativa del Curso de Cine de la Universidad Federal de Santa Catarina en conjunto con el Instituto Sapientia y con los Programas de Polvos-graduación en Literatura, Post-Graduación en Design y en Expresión Gráfica de la Universidad Federal de Santa Catarina.

La Conferencia tuvo su tercera edición realizada recientemente, entre los días 01 y 03 de junio de 2012, en la ciudad de Timisoara, Rumanía, y fue organizada por el Center sea Eastern European Film and Medía Studies, de la West University of Timisoara. La primera edición del evento tuvo lugar en la University of Western Ontario, siendo promovida por el Department of Film Studies (2010) con el subtítulo European Visions; la segunda, por la State University of New York (2011), fue intitulada Small, Smaller, Smallest.

El encuentro tiene como objetivo viabilizar una discusión más abarcadora entre investigadores y profesionales de cine de todo el mundo sobre producción, distribución y recepción de los llamados “pequeños cines” en niveles regionales, nacionales e internacionales. El concepto de small cinemas es bastante amplio y contempla desde el estudio de pequeñas cinematografías, en países distantes del circuito hegemónico de producción y exhibición, hasta investigaciones sobre nuevas tecnologías, nuevos circuitos descentralizados, nuevas formas de producción y consumo en ambientes digitales. Documentales, películas de ficción, minorías o cines de autor  son desdoblamientos del tema que se encuadran perfectamente en la propuesta de la conferencia.

La IV Conferencia Internacional Small Cines será realizada al largo de tres días consecutivos y estará estructurada a partir de tres tipos de actividades específicas – charlas, exhibición de películas y presentación de papers. La apertura de los trabajos contará con la participación de dos keynote speakers, siendo uno de ellos necesariamente un investigador brasileño de renombre y el otro, un renombrado estudioso internacional, preferentemente un teórico de América Latina. Durante el Small Cines acontecerá la exhibición de dos películas – uno de ellos representativo de la cinematografía brasileña y el otro del cine latinoamericano –, con subsecuente debate entre público y realizadores. La conferencia tendrá espacio, al largo de los tres días, para la presentación de papers de investigadores del mundo entero. Los trabajos serán seleccionados por evaluadores ad hoc entre aquellos sometidos en el plazo establecido por el call for papers. La llamada de trabajos será ampliamente divulgada junto la entidades de investigadores nacionales, tales como la Compós, ABCiber y Socine ; y junto a grupos internacionales conectados a las instituciones organizadoras de las ediciones anteriores de la conferencia.

Debido a la alcance conceptual del evento y con miras a la experiencia de las ediciones anteriores, la cuarta edición de la Conferencia Small Cines puede promover: [1] reflexiones acerca de nuevos fenómenos en torno a los pequeños cines; [2] el repaso de conceptos clásicos del cine a fin de evaluar la pertinencia y la permanencia de ellos en el actual escenario político y económico global; [3] debates sobre los diversos ámbitos de producción, distribución y exhibición de productos audiovisuales, así como de la naturaleza de las políticas culturales implementadas en países distinguidos; [4] reflexiones acerca de las dinámicas entre tecnología y arte, teniendo como escenario nuevas medias y nuevas prácticas sociales; [5] elaborar ensayos sobre cines de autores, con énfasis en especificidades estéticas, culturales e históricas.

En relación a las ediciones anteriores, el trazo distintivo del IV Small Cines es lo de aproximarse de las realidades latinoamericanas, de modo a posibilitar un diálogo que históricamente siempre fue muy difícil. En razón de incongruencias políticas y culturales, los productos de los márgenes se mantuvieron a los rebordes de las discusiones aún entre los países periféricos fronterizos. El coloquio en torno a esas cuestiones, por lo tanto, representa un avance para la investigación y para las producciones cinematográficas brasileñas y de América Latina.

Esta edición tiene el mérito de dar continuidad a un encuentro que ha reunido investigadores y realizadores de diversas partes del mundo, además de incentivar la realización de las próximas ediciones en países fuera de los ejes hegemónicos de producción artística y de conocimiento.  La Conferencia Small Cines continuará, como ha ocurrido desde su primera edición, a fomentar el intercambio entre investigadores de universidades de diversas partes del mundo, insertando lo Brasil y nuestros investigadores en una red mundialmente reconocida en el área.