Sobre o Curso de CinemaAbout the Film CourseSobre el Curso de Cine

Criado em 2004, o Curso de Cinema inaugurou uma importante história na Universidade Federal de Santa Catarina por tratar-se no primeiro curso de artes da instituição. Fundado por professores oriundos de várias áreas – história, jornalismo, literatura e antropologia – o curso estruturou-se nos eixos: teoria, roteiro e crítica. Atualmente, o curso está passando por uma nova etapa, a revisão de seu currículo, cujo objetivo, além de aprimorar os eixos já existentes, visa consolidar as áreas de produção e realização cinematográfica.

O ingresso dos alunos se dá anualmente no primeiro semestre com a oferta de 30 vagas. O estímulo à prática do intercâmbio tem beneficiado um número significativo de alunos inscritos no curso, ao complementarem seus estudos em outras universidades brasileiras e em instituições fora do país, bem como tem recebido alunos de diversas instituições estrangeiras, favorecendo trocas importantes no ambiente acadêmico.  O curso tem se destacado nos últimos anos também através da realização de um número importante de projetos de extensão coordenados por professores das mais distintas áreas do curso. Através do site oficial do curso, permanentemente atualizado, é possível acessar informações diversas sobre o corpo docente, projetos em desenvolvimento, currículo, programas das disciplinas, atas de reuniões do colegiado, editais e eventos da área.

Created in 2004, the Film Course started an important history at Universidade Federal de Santa Catarina by being the first art course of the institution. Founded by professors of several areas – history, jornalism, literature and antropology – the course built itself in the axis: teory, screen writing and critic review. Nowadays, the course’s through a new fase, curriculum review, with the objetive of bettering the existent axis and to consolidate the prodution and film making areas.

The elegibility of students is anually starting on the first semester with 30 slots. The exchange programs have contemplated a significant number of subscribed students inside the course by complementing their studies at other brazillian universities and abroad institutions, favoring important trades in the academic enviroment. The course have also standed out in the latter years by the great numbers of extended projects coordenated by professors of diferent areas inside the course. Through the course oficial website, constantly updated, it’s possible to access several informations about the professors, developing projects, curriculum, classes programs, oficial notes from collegiate meetings, edicts and related events.

Creado en 2004, el Curso de Cine inauguró una importante historia en la Universidad Federal de Santa Catarina por tratarse del primer curso de artes de la institución. Fundado por profesores oriundos de varias áreas – historia, periodismo, literatura y antropología – el curso se estructuró en los ejes: teoría, guión y crítica. Actualmente, el curso está pasando por una nueva etapa, el repaso de su currículo, cuyo objetivo, además de reafirmar los ejes ya existentes, pretende consolidar las áreas de producción y realización cinematográfica.

El ingreso de los alumnos se produce anualmente en el primer semestre con la oferta de 30 vacantes. El estímulo de la práctica de intercambios ha beneficiado a un número significativo de alumnos inscritos en el curso, al complementar sus estudios en otras universidades brasileñas y en instituciones fuera del país, así como se han recibido a alumnos de diversas instituciones extranjeras, favoreciendo cambios importantes en el ambiente académico. Así mismo, el curso se ha destacado en los últimos años por medio de la realización de un importante número de proyectos de extensión coordinados por profesores de las más distinguidas áreas del curso. A través de la web oficial del curso, permanentemente actualizada, es posible acceder a diversas informaciones sobre el equipo docente, proyectos en desarrollo, currículo, programas de las disciplinas, actas de reuniones del colegiado, pliegos y eventos del área.